sábado, 25 de junho de 2011

Dependência e Comunicação Fraca em um Projeto

mãos

Era uma vez um grande projeto feito com base na cultura cascata. Esse projeto era composto por vários módulos como cadastro, vendas, compras, estoque, contabilidade, financeiro e outros. Existiam várias equipes e conseqüentemente pessoas trabalhando nele, mas muitas pessoas em um projeto nem sempre é a solução, pois a dependência com o cadastro era um grande gargalo que atrasava os demais módulos e a comunicação era extremamente fraca.

Saliento também que existia dependência entre os demais módulos, mas nada era comunicado e o ambiente não era informativo. Para ajudar a equipe de teste era totalmente isolada das demais equipes e ficava sem caso de uso para testar. Cenário lamentável.

Se projeto fosse feito usando a cultura ágil grande parte dos problemas seriam resolvidos. O módulo de cadastro teria maior prioridade de conclusão com mais de uma equipe trabalhando no módulo. As entregas seriam por iterações com aplicação de reuniões diárias curtas, boas práticas de engenharia de software, boa comunicação, ambiente informativo e cada equipe composta por um testador. Com certeza, já no módulo cadastro alguns requisitos seriam eliminados por não agregar valor, claro com a participação ativa do cliente em todas as iterações necessárias para o projeto.

Após a conclusão do módulo cadastro, as equipes poderiam trabalhar nos demais módulos, sem o caos da dependência com o cadastro e as demais dependências mapeadas e informadas.

Ta-ta for now

Nenhum comentário:

Postar um comentário