domingo, 19 de junho de 2011

A Cultura de Equipe Começa na Família

baby

A família é a primeira equipe de uma criança, não importando o tamanho ou a composição da família. Uma criança vai aprender  valores, princípios, auto-organização e socialização no dia a dia da família. E cabe a família estimular o espírito de equipe na criança, através de brincadeiras e jogos e, trabalhar a idéia que todos os membros da equipe são responsáveis pelo fracasso ou sucesso da equipe. Um bom exemplo de auto-organização estimulado pela família é quando uma criança é estimulada a guarda seus brinquedos em um organizador após brincar.

A fase da escolinha é que fornece a primeira convivência da criança com outras fora do ambiente familiar e, ajuda na formação do espírito em equipe. A criança começa a ouvir a opinião de outras e também opinar, sendo a primeira socialização fora de casa. As professoras da escolinha podem trabalhar o espírito de equipe nas crianças através aplicações de jogos e brincadeiras coletivas.

Já no ensino fundamental, médio e faculdade predomina o trabalho em grupo para infelicidade da formação do estudante. No trabalho em grupo, cada integrante pega um pedaço do trabalho, sem interação e sem colaboração entre os alunos. Para estimular o trabalho em equipe entre os alunos, cabe aos mestres incentivarem a colaboração e interação entre os alunos e assim formarem futuros integrantes de equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário