domingo, 17 de abril de 2011

Falando de Refatoração

oficina

A refatoração é o processo de simplificação do código existente, sem alterar o seu comportamento. A falta de refatoração poderá causar dependências doentias entre classes ou pacotes, código duplicado e outras confusões.

Para evitar confusões à refatoração é prioritária com aplicação de testes unitários. Quem usa a prática TDD, a refatoração e os testes unitários estão na prática. E assim elimina o código sujo.

 

tdd 

Agora imagine uma oficina mecânica que tenha cinco funcionários e, nenhum deles coloca as ferramentas no lugar certo após o uso. Nessa mesma oficina ninguém é responsável pela faxina e as peças estragadas são jogadas no quintal alimentando uma grande montanha de peças inúteis. Na administração o computador com sistema da oficina é usado para joguinho no almoço e, faz tempo que oficina voltou para velho fichário fora de ordem. E para ajudar um pouquinho mais os funcionários não se atualizam a tempo.

Uma oficina mecânica cheia de problemas como a citada, geralmente tem alto índice de defeitos e atrasa na entrega de serviços, conseqüentemente gerando insatisfação nos clientes. Mediante aos problemas citados proponho uma refatoração na oficina:

  • Limpeza da oficina diáriamente;
  • Organização das peças;
  • Fornecer as peças estragadas para um serviço de reciclagem;
  • Organização da administração;
  • Atualização dos funcionários.

O mesmo cenário da oficina mecânica acontece com código que não é refatorado. O código vai crescendo cheio de problemas e sujeiras, ou seja, um código doente.

Dica: Aproveite o recurso de refatoração das IDE’s. Esse recurso automatiza a refatoração do código.

Fonte:

“Refactoring”:

http://www.versionone.com/Agile101/Refactoring.asp

Ta-ta for now

Nenhum comentário:

Postar um comentário