segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Analista de Negócios e a Equipe Ágil

team

O analista de negócios é um membro da equipe ágil. Sendo que analista de negócios geralmente é convidado para facilitar a comunicação sobre o produto de software entre equipe e cliente. Suas principais funções são facilitação da comunicação e compreensão.

Outra função importante do analista de negócios é envolver a equipe na criação das especificações, ajudando a criar um ambiente de alta confiança e colaboração. O analista de negócios poderá ajudar a equipe: 

  • A focar nos objetivos da interação;
  • No entendimento dos requisitos em um baixo nível de detalhamento.

No caso do cliente desempenhar o papel de analista de negócios é necessário apoio de outro analista de negócios. Porque na realidade sabemos que um cliente não terá 100% do seu tempo disponível para a equipe e necessitará de um apoio na especificação das funcionalidades.

Caso o cliente não possa a participar do desenvolvimento do produto de software, o analista de negócios assume o papel de cliente proxy. Neste papel, o analista é convidado a entender as necessidades do cliente e a traduzir essas necessidades à equipe. Este modelo apresenta risco, porque o cliente não está diretamente envolvido com toda equipe. O analista de negócios poderá diminuir esse risco, através do incentivo ao cliente a participar do desenvolvimento do produto de software.

“The Agile Business Analyst” by Mike Cottmeyer, V. Lee Henson

http://www.infoq.com/articles/agile-business-analyst-role

Ta-ta for now

Nenhum comentário:

Postar um comentário