segunda-feira, 18 de outubro de 2010

QA e Equipe Ágil

testeranddeveloper

Apesar do titulo do artigo demonstrar que QA é separado da equipe ágil, digo que idéia é inversa. Sabemos que uma equipe ágil é multidisciplinar e o papel do QA é importante para garantia de qualidade de teste.

TDD e ATDD

O TDD antecede o comportamento do código e O ATDD (Teste de Aceitação) antecede o comportamento do software (Webinar: O ciclo ATDD + TDD por Scrum Amazônia, Paulo Igor e Heitor Roriz).

O QA achou que não tinha papel no Extreme Programming

Em STAREAST 2008, numa palestra “Testing Lessons from Extreme Programmers, Elisabeth Hendrickson” os testadores diziam que no Extreme Programming (XP) não tinham um papel definido. A equipe XP praticava tanto TDD como ATDD de modo eficaz.

Mais adiante veremos que o QA tem papel fundamental numa equipe ágil

Por que é importante o QA numa equipe ágil?

Os Analistas, projetistas e programadores usarão o TDD e o ATDD para desenvolver o produto.

Porém a visão de um profissional de QA (Engenheiro e Analista de teste) ajudará a melhorar arquitetura e plano de caso de teste.

Imagine apresentar para o cliente um teste de aceitação usando selenium (excelente software) e os resultados saírem na janela do JUnit numa IDE de desenvolvimento. Realmente não ficará apresentável para cliente, mas para garantir a qualidade  do produto dentro da equipe técnica tudo bem.

O mais correto é a integração do código de teste de aceitação com uma ferramenta de gerenciamento de caso de teste, por exemplo, ferramenta Testlink. Esta ferramenta será responsável pela geração do relatório de resultado do teste de aceitação que será apresentado para cliente.

Em suma, a união de analistas, projetistas, desenvolvedores e QA têm grau elevado de importância para desenvolvimento do produto orientado a teste com qualidade.

O papel do QA no TDD

tdd 

É recomendável que QA participe dos testes unitários. Aprendendo e ajudando os demais membros da equipe ágil.

O teste unitário antecede o comportamento do código, porém é focado na funcionalidade.

O Teste de desempenho poderá aproveitar o teste unitário, um exemplo é uso do JUnit junto ao JUnitPerf. Podendo simular: usuários, interações e tempo.

O Teste de desempenho é mais uma garantia de qualidade para toda equipe.

O papel do QA no ATDD

atdd

Aqui o papel do QA é fundamental. Na elaboração de plano de caso de teste de aceitação, integração da ferramenta de teste de código (exemplo: selenium) com gerenciador de caso de teste.

É necessário um plano de caso de teste para escrever o teste de aceitação no código, e ninguém melhor que QA para escrever plano de caso de teste.

E QA será também apresentador do resultado do teste de aceitação para cliente.

Eis a questão(Shakespeare):

Do que adianta teste de aceitação sem um bom plano de caso de teste?

Fonte:

http://sembugs.blogspot.com/2010/10/integracao-selenium-e-testlink.html

e

Webinar O ciclo ATDD + TDD by Scrum Amazônia, Paulo Igor e Heitor Roriz:

http://www.slideshare.net/Pigor/palestra-tddcompleta-5460534

e

video.google.com/videoplay?docid=-3903817398443328799#

Bye see you next post

Nenhum comentário:

Postar um comentário