segunda-feira, 31 de maio de 2010

1+1=3 uma doença de Gerência de Projetos

Um projeto é composto por duas tarefas de um dia de prazo cada uma, o que levaria dois dias para terminar.

Você pega a primeira tarefa e leva um dia para fazer.

No outro dia você retoma um trabalho e depois passa para um outro colega a segunda tarefa. Quando passa tarefa já é o turno da tarde, metade de um dia perdido.

O colega fica feliz que terminou no prazo, mas tem outra tarefa que esta terminando e começa a segunda tarefa do projeto no outro dia. Metade de um dia perdido novamente.

O que era para levar dois dias para terminar consome três dias.

Fonte: http://www.heptagon.com.br/5dgp-5

Bye see you next post

3 comentários:

  1. Nina, me desculpe, mas isso não é culpa somente do gerente do projeto ou da gerência de projetos. No mundo Agile de coloca muito a culpa dos problemas em se ter um GP, alguém que seria o "chefe" ou mesmo em termos como "gerência de projetos".

    Se o GP for bom, tiver uma boa comunicação, o pessoal do projeto estiver comprometido, esses dois dias são dois dias mesmo.

    No momento em que um está terminando sua tarefa, o outro já tem que ir se alinhando para receber a segunda tarefa. Se todos sabem que no dia 2 o colega 2 vai fazer a tarefa 2, ninguém precisa levar meio dia para passar a tarefa ou o colega 2 não deveria estar envolvido em outra atividade que leva outra metade do dia.

    Ou se as coisas funcionam assim na empresa, esse 1 dia de trasição deveria ser considerado e as 2 tarefas de 1 dia seriam 2 de 1,5 dias ou algo do tipo.

    Me desculpe, mas discordo completamente deste seu post. Isso é uma doença de algumas pessoas e não de gerência de projetos. Isso é um erro de planejamento e comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fuchs,
    Realmente fiz artigo pensando mais no GP. Com fonte no http://www.heptagon.com.br/5dgp-5
    Concordo que é problema de algumas pessoas. Mas GP tem que controlar este tipo de problema para bom andamento do projeto.
    Obrigado pela comentário.

    ResponderExcluir
  3. Multitarefa desordenada é uma das causas da doença citada.

    ResponderExcluir