segunda-feira, 26 de abril de 2010

Motivando funcionários sem dinheiro

motivacao
Apenas 1 em cada 5 funcionários colaboram para uma empresa ter sucesso. Há um mito que dinheiro motiva as pessoas. A realidade é que a motivação dos colaboradores sem dinheiro é a melhor. Então, quais são os fatores que motivam os empregados? Em 2008 Businessweek tinha um artigo que listava os fatores que motivam os funcionários:
  • Capacitação para tomar decisões;
  • Oportunidades para o crescimento e desenvolvimento;
  • Variedade;
  • Apoio mútuo e respeito;
  • Senso de Objetivo;
  • Futuro desejável.

O dinheiro embora ainda seja um fator, não é mais importante na motivação. Um sistema empresarial lean que é implementado corretamente, realmente cuida de todos os fatores.

Capacitação para tomar decisões: No sistema de negócios lean as pessoas não apenas são capacitadas para tomar decisões, mas as pessoas esperam para decidir e avançar na solução.

Oportunidades para o Crescimento e Desenvolvimento & Variedade: Cross-Training é um inquilino de um sistema de negócios lean. Proporcionando uma força de trabalho flexível e dando oportunidade de crescimento para os funcionários.

Apoio mútuo e  respeito: Respeito às pessoas é o fundamental de qualquer sistema de negócios lean. Manter um fórum com participação de todos os funcionários como listas de questões e soluções para resolver problemas. E motivar o trabalho em equipe. O maior impacto é quando é transferida a culpa do funcionário para o sistema.  É necessário manter os funcionários responsáveis, mas é preciso saber se a falha no sistema ou é uma questão de responsabilização. O artigo sugere assumir o erro de sistema pela primeira vez e se o erro persistir depois que o sistema foi corrigido, então é uma questão de julgamento.

Senso de Objetivo: Os objetivos são alinhados e há uma meta  definida para ser alcançada. Dando um objetivo claro aos funcionários, gerenciamento do senso de direção e propósito para um objetivo. Fornecendo um ambiente de trabalho seguro e motivador, algumas vezes beneficiando a família. Senso de objetivo vem sem dinheiro para descobrir o que é importante para os funcionários conversando com eles.

Futuro desejável: o sistema de negócios lean posiciona empresa para o crescimento. Uma empresa próspera com muitas oportunidades e uma grande cultura que respeite as pessoas é  onde as mesmas querem trabalhar. Isto amarrado em senso de objetivo, bem como no fator de motivar os funcionários sem dinheiro. Conforme a empresa cresce, poderá recompensar os funcionários.

Motivar os funcionários sem dinheiro se torna mais fácil com um sistema de negócios lean. Há muitos outros benefícios adicionais no sistema de negócios lean, incluindo os custos operacionais reduzidos e mais vendas.

Fonte: http://biznik.com/members/ankit-patel/articles/motivating-employees-without-money by Ankit Patel

Bye see you next post

Nenhum comentário:

Postar um comentário