domingo, 25 de abril de 2010

Evite Hope Driven Development (HDD), o câncer do desenvolvimento

cama 

HDD é o processo de desenvolvimento de software onde as decisões e códigos são feitas com base em suposições.

HDD não se aplica apenas na codificação, todas as fases de processo de desenvolvimento de software podem sofrer o HDD.

Todo mundo percebe que HDD é ruim, mas ainda continuam fazendo. Uma das explicações para continuar fazendo HDD é excesso de otimismo dos desenvolvedores de software.

Os sintomas para saber se você está usando HDD:

  • Usa palavras como: "deverá", "Eu acho que sim”…
  • Não tem testes unitários;
  • Há mais preocupação com o desempenho de código. Conseqüentemente, suprimem validações adicionais ou lógicas para manipulações de erros, devido à possibilidade de causar desempenho ruim. O Recomendável é fazer o código e depois otimizá-lo;
  • Não tem demos freqüentes e opiniões com o cliente e equipe.

Dicas para evitar HDD

  • Toda vez que ouvir "deve" ou "acho que" traduzi-lo para "Eu não tenho a menor idéia";
  • Fazer testes unitários;
  • Primeiro se preocupar com a qualidade de código, logo após melhorar o desempenho;
  • Comunicação.

Fonte: http://www.makinggoodsoftware.com/2009/05/12/hdd/

by Alberto Gutierrez

Bye see you next post

Um comentário:

  1. Nina, Ótimo seu artigo sobre HDD infelizmente em Recife algumas empresas por pressão , prazo estourado recorrem essa forma de construir um sistema de baixa qualidade, que o erro infelizmente estoura na frente do usuário.
    Abraços para ti

    ResponderExcluir