sábado, 13 de fevereiro de 2010

Pomodoro uma pequena revisão

Segundo Francesco Cirillo é uma técnica de melhoria. Melhorando a concentração e eficiência, sem estresse ou pressão, a idéia é fazer com que nossa mente trabalhe da melhor maneira possível.

O pomodoro pode ser usado adultos, crianças, estudantes e equipes.

O nome pomodoro surgiu porque Francesco Cirillo é de origem Italiana e usou a técnica com relógio de cozinha em formato de tomate para melhorar seu processo de estudo na faculdade.

Material

Papel,  lápis e cronometro ou relógio para marcar o tempo.

Listas

Lista de atividades;

Registro de atividades;

Lista de atividade não planejadas.

Passos fundamentais

  • Pegar uma atividade da lista de atividades;
  • Definição da atividade a ser realizada com tempo de 25 minutos; 
  • Dedicar-se para a atividade até que o temporizador feche os 25, em seguida, marcar um "x"  no registro de atividades. Isso representa que um pomodoro feito.
  • Pausa curta de 5 minutos. Pelo um estudo da Universidade de Nova York esta pausa pode ajudar na memorização. Faça uso de chá, água, suco, meditar, falar sobre outros assuntos ou até mesmo contar uma piada será mais saudável.
  • A cada quatro "Pomodoros", dê uma pausa maior.

Após terminar todos os pomodoros de um atividade, partir para nova tarefa da Lista de atividades e registrar nova linha em Registro de atividades. O ciclo de pomodoros recomeça.

As tarefas que utilizam mais de 7 pomodoros deveram ser divididas.  As interrupções ocorridas durante o pomodoro são colocadas numa fila que será representa por lista de atividade não planejadas(na vida real nem sempre dá para fazer uma atividade sem interrupções). Essa fila é tratada quando o pomodoro terminar. Nas ocasiões em que a interrupção não pode ser inserida na fila(lista de atividade não planejadas), o pomodoro é parado e invalidado. Francesco Cirillo cita que o próximo pomodoro sempre superará as suas expectativas.

Hoje vi uma matéria que citava o uso de pomodoro num colégio e desempenho dos alunos melhorou.

Acredito que pomodoro é uma técnica que acrescentará muito na metodologia ágil.

Fonte:  http://www.pomodorotechnique.com/

e http://cirillosscrapbook.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário