sábado, 17 de outubro de 2009

Scrum Aplicado no Mercado Bancário e Financeiro

Vi um vídeo interessante do Blog Visão Ágil sobre Scrum aplicado no mercado bancário e financeiro.

Como trabalhei para bancos, posso afirmar que grande parte dos sistemas bancários e financeiros são de plataforma alta e menor parte de plataforma baixa.

Plataforma Alta - Mainframe

Geralmente a migração de um sistema bancário e financeiro é lenta, envolvendo negócios críticos. Sistemas que rodam há anos e consolidados. Isto acontece no mercado brasileiro e mundial.

A comunicação entre plataformas baixa e alta é uma forma de migração. Os negócios ficam na plataforma alta e a parte visual é remodelada na plataforma baixa.

A utilização do Scrum(gestão de projeto) implica em começar a migração por sistemas menores. Na migração sem Scrum também é iniciada por sistemas menores. Metaforicamente falando: é comer o mingau pelas beiradas.

O vídeo retrata a construção de um sistema menor e aplicação do Scrum: Entrevista sobre experiências com Scrum num ambiente Bancário/Financeiro

O legal deste vídeo é que mostra até a dificuldade de entregar um Sprint com todas tarefas concluídas e como conseguir resolver esta dificuldade. A solução aplicada foi entregar cada item concluído pelo team para PO antes de fechar a Sprint, usando Scrum juntamente com Lean e FDD.

Fonte: http://visaoagil.wordpress.com/

Vocabulário

Plataforma alta ou sistemas legados: são sistemas que rodam em mainframe, geralmente em cobol usando o mainframe da IBM ou Unisys.

Plataforma baixa: são sistemas intranet, client-server e internet.

Bye see you post next.

Nenhum comentário:

Postar um comentário