sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O que é Scrum?


É um método ágil. Usado para controlar e gerenciar desenvolvimentos de softwares e produtos de forma interativa e incremental.

Os pais do Scrum são:

Jeff Shutterland, Ken Shawaber e Mike Beeble.

O Framework Scrum é formado por três partes, que são elas:

  • Papéis do Scrum(Roles);
  • Artefatos Scrum(Artifacts);
  • Cerimônias Scrum(Cerimonies).
1.Ciclo do Sprint


Lembrando que Sprint leva entre 2 a 4 semanas. E todos dias tem reunião 15 a 20 minutos.
A equipe deve ser comprometida e motivada no desenvolvimento do produto, pessoas não comprometidas numa equipe Scrum não duram e podem causar o fracasso no desenvolvimento do produto.
A equipe deve ser integrada, mesmo a distância.

2.Papéis do Scrum

1)Product Owner

O Product Owner pode ser representado tanto pelo cliente como pelo analista de negócios.

As atribuições do Product Owner são:

  • Representa todos interessados no resultado do produto;
  • Aprova o reprova os resultados das tarefas do Sprint;
  • Definição de características e conteúdos do produto;
  • Priorização de tarefas conforme entrega;
  • Define data de término.
2) Equipe

As atribuições da equipe(5 a 9 pessoas no máximo) são:
  • Desenvolvedores;
  • Auto-Gerenciáveis;
  • Multifuncional.

3) Scrum Master

É um líder da equipe que deve trabalhar para que equipe mantenha o foco do Sprint.

A atribuição do Scrum Master:

  • Remover obstáculos que possam atingir o foco da equipe no Sprint que esta sendo trabalhado.

Obs.: É necessário manter o foco da equipe no Sprint,  porque se uma tarefa não terminar no tempo do Sprint, passa para outro Sprint. O Sprint não estica o tempo por causa de uma tarefa, porisso passa para outro Sprint conforme prioridade.

3. Artefatos

1)Product Backlog

É lista de funcionalidades definida pelo Product Owner e Cliente conforme prioridade de entrega, que poderão mudar dinamicamente.

Esta funcionalidades vão formar uma lista do que fazer.

2)Sprint Backlog

É definido no Sprint Planning.

Temos os seguintes passos para formação do Sprint Backlog:

O Product Owner apresenta as funcionalidades de maior prioridade. Então equipe seleciona as funcionalidades para compor o Sprint e quebra em tarefas. O Product Owner e equipe definem o Sprint Goal e é criado Sprint Backlog.

4.Cerimoniais

1)Daily Scrum Meeting(reuniões diárias com participação do Scrum Master) 

A equipe terá todos os dias reuniões de 15 a 20 minutos com hora certa para começar. É aconselhável fazer a reunião pela manhã. As seguintes questões serão reportadas por cada pessoa da equipe:

O que fez desde última reunião?

O que fará entre essa e a próxima reunião?

Há obstáculo para realizar a tarefa?

Dúvidas devem ser reportadas no decorrer do dia, não se deve deixar dúvida para reunião.

Após a reunião a equipe vai trabalhar os obstáculos.

Duas ferramentas que são necessárias no controle do Sprint:

a) O Kanban é forma de acompanhamento das tarefas do Sprint:

 

 

 

 

 

 

 

 

O Kanban mostra o fluxo das tarefas, aqui coloquei um exemplo simples com três colunas:

Não Foi Iniciada, Iniciada e Pronta.

Usei uma tabelinha do Word. Mas geralmente o mais comum é usar um quadro com posts coloridos e com mais informações. Por exemplo dados sobre: analise, desenvolvimento e teste.

Também existem softwares para Kanban.

b) O BurnDown é uma espécie de gráfico de amortização de horas de realização de um Sprint do inicio até fim(entrega):

 
 
As reuniões diárias com as ferramentas citadas diminuem  o atraso da entrega de um projeto, pois há mecanismo de entrega por Sprint com qualidade e controle diário. Sendo processo realizado de forma incremental. 

2)Sprint Review
 
No Sprint Review são apresentados os resultados do Sprint, após fechamento do ciclo de 2 a 4 semanas.
 
Apresentação é feita através do demo das novas funcionalidades.
 
Todos interessados participam da apresentação do Sprint que é informal.

3)Sprint Retrospective

Neste Sprint o Scrum Master junto a equipe revê o que funcionou bem e que pode melhorar para próximo Sprint.
Aconselho uma tabela para colocar estas informações e trabalhar com a equipe.


 
Bye see you post next




Um comentário: